sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Química em Vídeos. Um Laboratório Vivo

"O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo", é um aforismo chinês (Confúcio) que, certamente, todos compreendem bem.
"Fazer" em Química, dada a sua vastidão e cuidados especiais na manipulação de muitas substâncias, não é uma tarefa que se possa realizar, em geral, na bancada de uma cozinha. Contudo, graças à Internet, podemos assistir directamente, com um simples "clique", a uma numerosa série de experiências, explicações e cuidados sobre elementos químicos, moléculas, medicamentos, reactores nucleares, armas químicas, etc.
Trata-se de um projecto da Universidade de Nottingham, Reino Unido, disponível em:


Vale a pena visitar este "Laboratório de Química" em acção.

NOTA: Uma vez que se referiu a "bancada de cozinha", diga-se que não há ponta de desprezo por tal local: nele se praticam excelentes cardápios, que são, na sua esssência, processos químicos. A propósito, veja-se: